A Raposa e seu significado na cultura Japonesa, em Animes e mangás

Se você já jogou Ghost of Tsushima, Persona 4 ou leu incontáveis mangás você já deve ter visto alguém templo com raposa onde o protagonista faz um agradecimento ou alguma raposa sendo uma representação de algo divino e religioso. Então afinal o que ela significa?

Estima-se que hoje no Japão existem 30 mil santuários /templos das raposas Inari espalhado pelas Ilhas, 1/3 de todos os santuários existentes. Isso por que a religião predominante no Japão desde os tempos antigos é o Shinto (xintoísmo), com uma base politeísta com diversos deuses a Kitsune Inari  é a entidade ligada ao arroz, chá e saque. Três coisas fundamentais na cultura nipônica. Vale lembrar que como entidade diferente da ideia católica no ocidente Inari não tem gênero, podendo ser tanto ele como ela.  Ela pode ser representada tanto quanto uma bela mulher raposa ou como um senhor idoso com duas raposas. E quando ela precisa passar alguma mensagem para os humanos ela tem como avatar mensageiro as raposas.

No Japão feudal Inari era a patrona dos ferreiros de espada, comerciantes e da agricultura e se acreditava que no começo da primavera ela desce dos céus para trazer prosperidade à colheita e volta aos céus no fim da estação. Quanto mais você voltar no tempo na história Japonesa e no Budismo você encontra diferentes mitos e de outros deuses envolvendo Inari. Um dos mais famosos talvez seja o de Uke-mochi.

Ele era outro Deus relacionado à Inari, Uke-Mochi o Deus da comida, que para agradar a Deusa da Lua, Tsukiyomi, Uke vomitou arroz e peixes para fazer um banquete. Porém Tsukiyomi não gostou muito do gesto e matou Uke-Mochi. O corpo dele morto deixado na terra produziu os mais diferentes tipos de comida e animais relacionados a agricultura. Com sua morte a esposa de Uke-Mochi teria tomado seu lugar de ser o Deus da comida, sua esposa seria Inari. Esse é só um dos diversos mitos budistas relacionados a Inari e as raposas, existem dezenas deles.

Vale lembrar que apesar de em sua maioria as raposas estarem ligadas a Inari e coisas boas, existem Younkais (que não tem uma tradução literal, pode variar de demônio até um espirito que gosta de aprontar aos moldes do Saci e de outros das lendas brasileiras) dentre esses Younkais existem raposas “demônios” e mesmo raposas que possuem o corpo do ser humano por vingança por ter sido ofendida, ter sido acordada ou por terem matado seu filhote. Ela possui a pessoa levando ela a loucura e só liberta o corpo da pessoa depois de receber um pequeno santuário, tofu frito e arroz vermelho.

Máscaras Kitsune

Provavelmente você já viu alguma cena, de alguém misterioso, estiloso com uma máscara de raposa, seja em Naruto, ou seja, onde for. Pois bem essas máscaras foram usadas tradicionalmente em festivais, rituais, danças e apresentações teatrais. Com sua popularização ela virou um item de decoração, que da prosperidade ao seu dono.  O ritual que ainda tem a máscara incorporada a sua pratica é o que acontece na véspera de ano novo, que pela lenda é quando as raposas assumem a forma humana e visitam o templo de Oji Inari em Toquio. Assim durante o festival anual as pessoas usam a máscara de raposa ou se pintam nesse dia do ano.

As raposas, suas tradições e maldições estão aos montes na cultura japonesa desde tempos remotos até os dias atuais, além dos santuários, referências em jogos, animes e mangás ela está até na culinária com diversas referências a elas. Esse post é só uma introdução, pois quando mais você pesquisar mais lendas sobre elas você achara. Se tiver interesse segue abaixo as fontes que me ajudaram nessa pesquisa e que tem muito lendas da Inari e das raposas no Japão.

Fontes:

https://www.tofugu.com/japan/kitsune-yokai-fox/

https://japanobjects.com/features/kitsune

https://www.japan-talk.com/jt/new/inari

https://www.tsunagujapan.com/inari-fox-japan/

http://www.onmarkproductions.com/html/fox-inari-university-of-wiscon.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s