A Simbologia da Mariposa em The Last of Us Parte II

Esse texto tem uma versão em video caso você prefira, é só clicar aqui.

Esse texto contém spoilers do jogo

Durante o novo jogo da série que conta a jornada de Joel e Ellie, somos apresentados diversas vezes a mariposa, seja na tatuagem da Ellie, no seu diário ou mesmo cravado no violão que Joel da para ela nos momentos iniciais do jogo.

A Tatuagem é baseada em uma arte da tatuadora Natalie Hall, que inclusive fez o desenho no braço de alguns funcionários da Naughty Dog, para ajudar na visualização de como ela ficaria na realidade, ajudando a melhorar o desenvolvimento dela no jogo. Porém dentro da própria equipe, ficou um medo que a mariposa fosse confundida com os vaga-lumes, da famosa facção do jogo. Porém Niel defendeu o uso do inseto, segundo ele: A imagem é também um símbolo de morte e compulsão.

‘’Existe essa ideia de obsessão e de ser atraído para luz e constantemente buscando algo…
E foi assim que tivemos a ideia para a tela de carregamento, que é apenas mariposas sendo atraída para uma luz, o que lembra os esporos da tela de carregamento do primeiro jogo, São quase que imagens irmãs”.

Ele ainda continua falando que: “Essa é o relacionamento que ela tem com o Joel, com a sua antiga vida. Agora essa mariposa no braço dela é uma constante lembrança do Joel. E isso para mim é o melhor simbolismo que você pode fazer em uma história. Tudo é relevante para a história, os temas e os relacionamentos internos”.

Além, das falas de Niel, podemos lembrar que a Mariposa tem o significado tanto na cultura pop, talvez o mais famoso seja no filme, Silêncio dos Inocentes (1991), quanto na espiritualidade, sempre ligado a transformação pela morte. Isso ocorre devido o próprio ciclo de vida do inseto, onde a mariposa passa por uma grande metamorfose do momento que nasce até sua fase adulta. Para que ela consiga renascer como mariposa.

Na língua inglesa também existe uma expressão chamada “Like a Moth to a Flame” ou “Como uma Mariposa em chamas” justamente para falar de situações em que uma pessoa é atraída para algo que vai levar ela a sua ruina. Assim como a mariposa que é atraída pela luz até morrer. Essa expressão vem do século XVII e aparece no Mercador de Veneza de Shakespeare em 1596. A banda Metallica também tem uma música de 2016, chamada Moth Into Flame.

Essa simbologia no jogo pode ser visto em quatro atos:

Simbolicamente o ciclo começa com Joel dando o violão para ela, que contem a mariposa desenhada no braço do violão. É onde ela conhece até a imagem que faria parte de sua futura tatuagem, onde ela e Joel cumprem diversas promessas do primeiro jogo, e quando Ellie começa a absorver que ele realmente mentiu para ela e ir criando coragem para encarar e buscar a verdade.

Na tatuagem incompleta, que representa o passado e o começo de fato da transformação de Ellie, quando ela tem que lidar com a verdade e em como a decisão que Joel tomou no fim do primeiro jogo vai perseguir ela para sempre. Também podemos notar que é de fato quando ela começa a aceitar sua sexualidade e tem seu primeiro interesse amoroso de fato agora como adolescente, com a garota que faz a tatuagem.

Com a tatuagem finalizada é quando ela precisa lidar em aceitar que teve seu proposito de vida tirado e tenta um recomeço com Joel, tendo logo em seguida lidar com a sua morte, assim como cada vez que ela mata alguém isso muda e a marcara ela eternamente.

E a última etapa é quando o jogo se encerra, temos um enquadramento da Ellie indo embora e do braço do violão com a marca da mariposa. Quando ela finalmente conseguiu se exorcizar de toda raiva e vingança (sua luz que a queimava até quase morrer), se permitindo seguir em frente.

Ainda na entrevista Neil Druckmann gosta de entender tudo isso como um grande vicio, como uma droga que consome a personagem.

“Ellie finalmente consegue superar seu ego e toda essa obsessão. Costumamos usar a metáfora de falar sobre sua vingança como uma droga e Ellie como uma espécie de viciada, e é por isso que Dina foi embora. Ela age pensando ‘essa garota atingiu o fundo do poço e ainda não é o suficiente. Eu não sei se posso mais ajudá-la.’”

A Mariposa é uma das diversas simbologias existente na série, no fim o que você como jogador achou do uso da Mariposa durante o game ou quais outras coisas do enredo do jogo mais te chamou atenção?

Obrigado por ler até aqui!

Fontes:

https://www.washingtonpost.com/video-games/2020/06/19/ellie-tattoo-meaning-last-of-us-2/

https://www.wemystic.com.br/conheca-o-significado-espiritual-da-mariposa-e-seus-simbolismos/

https://psxbrasil.com.br/noticias/neil-druckmann-discute-um-possivel-the-last-of-us-part-3-possiveis-spoilers

https://www.phrases.org.uk/meanings/232050.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s