Dicas para quem está começando a colecionar mangás

Até hoje os posts de 2012 sobre como cuidar e dica em colecionar mangás são os posts mais procurados do site, mas tudo já era focada em quem já coleciona então esse post vai ser mais direcionado para quem está começando a colecionar mangás agora, sobre dicas básicas de como cuidar dos seus mangás e aumentar sua coleção.

Começando a comprar mangás

Primeira dica é tenha calma, não queira comprar tudo que está lançado ou que já foi só pra aumentar sua coleção.  A chance de você gastar dinheiro e ficar com coleções enormes paradas pela metade é enorme. Então naturalmente com o tempo se você comprar apenas o que você realmente gosta e quer ler sua coleção vai aumentar naturalmente.

Outra coisa importante é você quer alguma coleção antiga, que está cara? Também tenha paciência para não pagar uma fortuna em uma única edição. Nesses casos os sebos sejam virtuais ou os que você encontra em qualquer bairro são seus maiores aliados para achar aquele item mais velho a um preço bom. Outra são as comunidades de venda e troca de mangá no facebook, por lá geralmente você consegue achar bons preços em comparação ao Mercado Livre.

E se você quer muito uma série famosa que está meio rara que está muito cara, espere por um possível relançamento. Naruto nº1 estava por R$ 100,00 os Yu Yu Hakuhos e Full Metal chegavam a um valor próximo e depois tiveram um relançamento por melhor qualidade e a um preço normal. Então se você procura série famosas como One Piece e Bleach, que são séries plausíveis de ter relançamento a longo prazo, espere e não pague um valor absurdo em uma edição.

E use e abuse da Amazon e das outras grandes lojas de departamento que sempre tem mangás atuais com descontos em comparado as bancas de jornais.

Armazenamento

Prefira guardar seus mangás na vertical, mas caso você precise empilhar seus mangás, evite deixar todos virados para o mesmo lado, pois com o tempo eles ficaram inclinados sempre alterne os lados do mangá caso você precise guardar eles empilhados.

Quanto mais cedo você embalar sua coleção melhor, pois depois que ela estiver grande será preciso muito tempo e paciência para fazer isso, eu mesmo assumo que não tenho toda minha coleção protegida, mas a grande vantagem disso é não só adiar que ele amarele, risque e principalmente a proteção contra insetos que possam vir a comer, destruir ou mesmo se abrir no papel, que é alimento para alguns e em longo prazo você nunca sabe pra onde a vida vai te levar e por onde sua coleção pode passar.

O plástico que você pode usar para proteger seu mangá é aquele transparente e simples que você caso seja estudante vai encontrar em papelarias com furo de fichário e acha aos montes na escola, você pode escolher de um a três mangás por plástico e fechar ele com qualquer fita adesiva. Caso prefira internet a fora existe diversos plásticos que já vem no formato dos mangás atuais, é só comprar e guardar.

Amarelamento

WhatsApp Image 2019-04-05 at 14.26.15 (1)Esse é um cobertor curto, praticamente o único jeito de evitar isso é viver no escuro em um clima ameno, úmido na quantidade certa, então é algo que eu não surtaria se fosse você, até por ser um processo demorado, é muito comum na mesma coleção ter edições que amarelam e outras não.

Mas, se isso te preocupa evite que seus mangás tomem muito sol ou fiquem fechado a vácuo, se você for guardar eles em plástico deixe um espaço para o ar circular.

Evite também até por causa de mofos deixar seus mangás próximos da parede do banheiro ou de um lugar com muita umidade, pois mesmo protegido em casos de umidade a coleção pode pegar mofo facilmente.

Bom essas são algumas dicas básicas para quem está começando, tem alguma dúvida? Pergunte e em breve vamos tentar te ajudar.

4 comentários

      • creio que deve ser pela incidência da luz solar
        bom se tivesse uma contracapa de papel (acho de que de papel não alcalino)
        nessas horas o colecionador tem que pesquisar um pouco de biblioteconomia/arquivologia/muselogia
        paciência.

        abs!

  1. Boa noite, tenho alguns mangás japoneses e preciso me desfazer. Estou vendendo por um preço barato ou faço troca por mangás pt-br. Tem interesse?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s