A Coleção e a Pirataria

Diferente de vários países da América do Norte e Europa ocidental, no Brasil e em outros países a pirataria foi parte fundamental para o desenvolvimento da indústria e acesso aos jogadores.

E durante os anos a pirataria evoluiu, ainda na época do Playstation 1 tiveram as famosas mídias prensadas da Players que já tinha um nível de cuidado tanta no cd quanto na caixa, criando relíquias da história brasileira de jogos.  Na época crianças, eram pouco os que realmente colecionavam esses jogos, a maioria e inclusive os meus foram revendidos ou usados em trocas de consoles futuros.

Já na época do Playstation 2 no inicio as mídias prensadas, as capas de DVD a qualidade era ótima, até pouco a pouco a capas migrarem para uma versão de DVD menor e virando o que vemos até hoje e como eram os software e jogos de computador na época, o famoso saquinho com a capa em papel sulfite no camelo.

Essa coleção de jogos piratas praticamente não tem valor, mas eu particularmente com os poucos jogos de PS2 que me sobraram eu trato como se fosse original, pois faz parte da minha memória e experiência com aquele game.

55925801_2401011273464264_3742017538272264192_o
Réplica de Final Fantasy IX vendida pelo Retrogamer Replicas

E caso você não ligue, hoje existe uma empresa no facebook chamado Retrogamer Replicas eu particularmente ainda não comprei nenhuma réplica com eles, porém pelas fotos o trabalho deles é muito bem feito e dependendo do jogo da era Playstation 1, vale a pena pelo preço também.

E vocês guardaram seus jogos piratas do passado? Qual a sua relação com eles?

E se interessam por réplicas?

Abraço e até a próxima!

Um comentário

  1. Pirataria de games é um tabu na história da indústria no Brasil.

    Para debater esse assunto foi criado o rápido filme “Paralelos”, que por meio de entrevistas visa resgatar a experiência de jogadores que, muitas das vezes, consumiam sem saber produtos ilegais.

    O doc conta com entrevistas com ex-funcionários da Taito, Tectoy, Gradiente,o que o torna uma boa fonte de recordações para entusiastas.

    sou colecionador e não vejo graça em réplicas

    abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s