Trocar jogos vale a pena?

Quando eu migrei para atual geração em 2015 e não tinha muita grana e os serviços on-line como o gamepass ainda não existiam, o meio que eu mais pensava em usar era comprar jogos e ficar trocando eles posteriormente nas comunidades do facebook e no finado fórum uol, assim você consegue sempre com o valor gasto uma vez jogar sempre bons jogos. Mas será que isso é verdade?

Realmente para economizar trocar jogos nas comunidades é sempre uma boa saída a curto prazo, enfatizo em comunidades, pois em lojas o custo por seu jogo usado será muitíssimo baixo sendo um custo beneficio muito ruim.

Geralmente as primeiras trocas valem a pena, você consegue um titulo de mesmo valor, sem grandes problemas, porém você nunca sabe como as grandes lojas de varejo vão fazer suas ofertas. Como isso afeta as trocas? Por exemplo, quando Fallout4 saiu muita gente queria trocar por jogos do mesmo valor, porém rapidamente o jogo entrou em promoção, sendo vendido novo por menos da metade do preço. Assim você comprou um jogo por R$ 250,00 trocou por outro, mas no meio tempo o jogo que você pegou vai pra R$ 120,00 nas lojas, assim dificilmente você conseguira trocar ele por algum novo lançamento.

Após pular a catraca, homem atirou-se na plataforma
Catracas do metrô o santuário das trocas.

Assim geralmente as trocas vão acontecendo e depois de três ou quatro, você tende a ficar com aquele jogo que já ninguém mais tem interesse ou ele é comum e a maioria já tem e você teria que trocar dois jogos mais antigos por um mais novo. Em qualquer comunidade que você entrar você vera The Last Of Us, jogos Lego e Fifas de anos anteriores empacado na lista de troca de diversas pessoas.

O fator sorte está sempre presente seja para o bem e para mal, por exemplo, quando você faz aquela troca, se diverte e no mês seguinte o jogo sai na PSN Plus ou Xbox Live e você não vai conseguir mais passar ele pra frente tão cedo.

Talvez hoje a plataforma pelo difícil acesso e jogos que não desvalorizam tão rápido, até pelo tamanho da comunidade, seja o Nintendo Switch.

Se você tem apego zero a um jogo físico ou mesmo tem prioridades mais importantes para gastar o dinheiro, a troca é sempre algo valido, que não te deixara sem nada para jogar por um bom tempo até o ciclo de troca do produto acabar.  Agora se você está na dúvida pelo hype para jogar algo novo, pense bem se a longo prazo você não vai sentir falta daquele item, se ele pode ficar mais escasso ou mesmo se você não vai querer voltar para aquele universo.

No final é uma decisão bem pessoal e da realidade de cada um. E não quero desmotivar ninguém, como alguém que já fez muitas trocas no passado, tudo tem seu lado positivo de trocas boas, mas aquelas também que bate aquele arrependimentozinho até hoje. Espero ter ajudado e que você faça o melhor negocio possível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s