Que Assassin’s Creed é uma franquia de sucesso em todas suas mídias não é novidade, porém o terceiro livro da série deixa a desejar e opta por seguir o caminho mais simples, mostrando que ser um best seller não é sinônimo de qualidade.
O livro provavelmente voltado a leitores ocasionais que migraram pelo videogame na tentativa de criar um dinamismo que acaba por deixar o livro raso, com uma leitura básica que às vezes até subestima o leitor. Sem dúvida o grande ponto positivo do livro é um dos dois plots da história.
O primeiro é a história do primeiro jogo da série, fala por fala o que acaba por ajudar o público nacional já que o jogo de 2007 não tinha nem legendas em inglês. As falas foram transpostas sem problemas e até combinam com o “dinamismo” do livro que não da mais detalhes dos locais e das ações, o que é positivo para quem jogou o primeiro título da série, porém para quem não tem familiaridade com os jogos tudo pode ficar meio vago.
O problema da história fica na segunda metade do plot que se passa após o fim do jogo, onde ao aprofundar sobre Altair e suas relações com os demais personagens o livro parece forçar algumas situações, como sua paixão por Maria, para que Altair fique mais carismático e diminuindo suas características de arrogante e anti-herói que são essenciais no caráter do protagonista. Outra coisa a desejar é que o livro não usa toda profundidade que a mídia oferece a ele, pouco mostrando mais do contexto história da obra, as cruzadas, um dos períodos mais ricos de informação da história, esse um ponto alto do game que explora a época vivida, o livro preferiu só manter isso, quando podia dar contextos das guerras maiores para os leitos

Vale lembrar que no livro Desmond, o protagonista dos dias atuais da série, não aparece, todas as partes dele no jogo são substituídas por flashbacks da infância e adolescência do Altair, dando um background maior ao personagem e amarrando as pontas com o fim do jogo, algo que só no livro pode ser feito.
Pelo custo beneficio do livro que hoje pode ser achado por cerca de R$: 20,00, o livro vale a pena se você quer saber mais sobre o passado de Altair, porém se você esta acostumado a um escrita mais profunda, mesmo de outros best sellers como As crônicas de fogo e gelo, Hobbit e até mesmo da literatura fantástica nacional, sem dúvida você ira estranhar a simplicidade do autor Oliver Bowden.
Jogadores não terão problemas em se ambientar ao livro, mas de toda forma vale também para quem quer entrar na série, que é uma das maiores franquias dos games na atualidade com méritos, principalmente na história.
Vale ressaltar a qualidade física do livro com relevo na capa que mostra como a Galera Record cuidou bem do título, além de lançar quase que 4 livros da série em menos de 2 anos. A tradução também ficou ótima.
Eu tenho os 4 livros da serie e no momento estou lendo A cruzada secreta, e pra mim q ja joguei o jogo, to achando bem legal saber detalhadamente sobre a historia, realmente achei os outros dois livros muito bons e espero q esse tambem seja assim.