[Papo Aleatório]: Os últimos suspiros do Meio-Tankohon e sua importância.

Publicado: fevereiro 18, 2012 em Mangá, Papo Aleatório
Tags:, , , , , , , , ,

FMA o erro da renovação do meio Tanko em 2009

Quem pertenceu a geração Manchete ou mesmo a geração Cartoon, viu lá por 2001 os mangás chegarem em peso nas bancas no formato Meio-Tankohon, aliás, naquela época a Internet também engatinhava e poucas pessoas sabiam realmente como o mangá era produzido, scans então era algo raro, a saga de Hades vivia de histórias de fãs nos fóruns e em pouco mais de 10 anos muita coisa mudou e hoje o meio-tankohon está prestes a se tornar coisa do passado, mas sem duvida teve sua importância.

Quando a Conrad e a JBC começaram a lançar seus mangás e posteriormente a Abril os preços variavam de R$: 2,90 a R$:4,90, por esse fácil acesso o formato foi essencial para propagar o mangá por aqui. Diferente de hoje que a Internet com os subs da vida fazem esse papel. Eu como muita gente na época, guardava moedas e troco do pão para comprar CDZ enquanto meu amigo comprava Samurai X e um ia emprestando para o outro. Hoje o meio-tanko vive de um preço amargo cerca de R$: 7,90 e conta se não estou enganado apenas com 3 títulos: Bersek, Futari H e Negima, onde apenas o último está para chegar ao final.

Algo que poderia ter visto como o sucessor do meio-tanko na renovação do publico foi o lançamento do Naruto Pocket pela Panini, porém o alto preço do produto acabou se tornando um empecilho para isso, porém ainda seria útil alguns títulos saírem em versão pockets com uma qualidade e preço mais baixos para buscar um publico que hoje não consome a arte japonesa.

Os Ero-Comedy ganharam fama e venderam bem no meio-tanko.

Hoje a geração de 10 anos atrás cresceu, exige algo melhor e próximo ao original, as editoras se reformularam e também receberam uma nova geração que também exige algo mais próximo ao que é lançado no Japão e assim como um dia no mercado de comix os formatinhos dos anos 40 até 80 se tornaram coisa do passado, nos próximos 20 anos o meio-tanko será apenas uma lembrança dos colecionadores mais velhos e itens raros com um bom valor no mercado.

comentários
  1. RAEL(@raelbf) disse:

    EU TENHO 17 ANOS E CONHEÇO OS MEIO TANKOS DESDE OS MANGAS DE CDZ E DB/DBZ,HJ OS QUE FAZEM PARTE DA MINHA COLEÇÃO É SÓ O SHAMAN KING ,FUSHIGI YUGI E VIDEO GIRL AI/LEN.

  2. RAEL(@raelbf) disse:

    meu irmão possui os mang´s dele de 10 anos atrás por isso eu os conheço mto bem.

  3. Alice disse:

    OLha não vou mentir os meio tankos poderiam até ter os seus atrativos a 10 anos atrás, mas de lá pra cá como vc disse muito mudou, e bem o público não vai querer pagar uma média de 6,90 pela metade de algo quando pode pagar entre 12,90 ou 10,90 por algo de formato integral, nem precisa dzer o que é mais em conta, mas mesmo assim ainda se vê que os títulos meio tanko lançados por aqui valem a perna, eu mesma só pagaria pau por FMA, Berserk e Shaman King, vale a pena?Questão de gosto e perspectiva, para mim sim, mas só para esses títulos e só pq gosto muito, e sim se saísse em outro formato eu compraria tb, como todo bom colecionador. Mas com o fim de Negima anunciado é também uma forma de dizer que os meio tanko estão com dias contados, hj em dia lançar um título neste formato é de longe algo produtivo para as editoras e os títulos que existem atualmente são os que foram lançados a algum tempo, e se manterão assim( a menos que sejam relançados- o que acho muito dificil-).

  4. sergio shimada disse:

    Me lembro que eu pagava R$ 2,90 no Dragon Ball, o saudade!!!!1

Deixe um comentário

