[Dicas]: Como Conservar a sua Coleção

Publicado: janeiro 13, 2012 em Dicas
Tags:, , , ,

Bom, nesse post eu irei falar dos principais modos de como guardar as coleções. Obviamente, todo mundo queria ter um muito espaço para isso, mas na realidade dificilmente é assim. Então, o post é mais para que cada um possa fazer o melhor com o espaço que tem.

Modos de limpeza: Manter o local limpo é fundamental para evitar insetos e a poeira, porém mesmo em livros, evite panos molhados, passe pano seco ou espanador nos itens. Na prateleira, não tem segredo: pano úmido ou com qualquer produto de limpeza próprio para isso.

As revistas precisam respirar e o certo seria pelo menos de 6 em 6 meses folhar cada uma, mas isso é pedir muito nos dias de hoje, afinal é difícil ter tempo para isso.

Onde guardar?

Esse é um problema comum, afinal todo mundo gostaria de prateleiras e um local perfeito pra isso nos moldes de Bakuman, mas na vida real, o espaço é algo complicado, porém livros e mangás se adaptam-se bem a qualquer lugar, entretanto, cada um pede um cuidado diferente e todos pedem o mesmo, um lugar sem umidade.

Estantes de madeira: São as mais comuns, razoavelmente seguras e bem práticas, todo mundo tem uma estante em casa. Nesse caso, é só cuidar bem para evitar insetos e ver o estado da madeira, mas usando plástico na coleção e cuidado do local dificilmente terá grandes problemas.

Estantes de aço: São as melhores por não juntar mofo ou insetos. E também, por serem mais baratas que as de madeiras e tem um tempo de vida longo.

Caixas de papelão: A maioria das pessoas quando começam a colecionar e tem poucos itens, eles usam caixa de papelão, ao menos tenham tempo de sempre dar uma olhada e limpada, as caixas, são uma péssima opção, primeiro porque o peso dos quadrinhos força a caixa podendo acontecer quedar ou abrindo fendas que ajudam a entrada de insetos.

Como guardar?

Os mangás, encadernados e até livros devem preferencialmente ser armazenados de pé, um ao lado do outro.  Guardá-los  deitados pode acabar sobrecarregando as edições que ficam embaixo, assim deixando-lhes tortos com o passar do tempo, porém ao guardar reto, tente deixar de modo que você possa tirá-lo facilmente, sem força para não danificar a lombada.

Mais algumas dicas: Evite deixar a coleção expostas a luz solar  ou as lâmpadas “amarelas” e também ficar manuseando sempre os itens se estiverem desprotegidos.Infelizmente aqui no Brasil os mangás não vem com aquela “extra-capa.”

Bem por hora é só, ainda pretendo fazer um post focado nos prós e contras dos plásticos, além da variedade deles, onde achar, que fita usar e tudo mais.

Até lá o/

Anúncios
comentários
  1. Rkun18 disse:

    Estantes de aço têm lá suas vantagens, mas que são feias, são.

    Na Veja desta semana (data da capa do dia 11/01, acho) publicaram um artigo muito interessante sobre a dificuldade de se encontrar estantes para livros, correlacionando este fato ao nível da educação dos países. Recomendo a leitura.

    E fica uma sugestão para o blog: façam uma revisão cuidadosa antes de postar, o texto tem alguns erros de português.

  2. Por isso você vive pegando no meu pé causa dos meus livros. Hauhauhahu
    Tenho que comprar uma estante mas não queria de aço. =/ Bom, mas logo comprarei uma, ta?!

    Belas dicas! =***

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s