Porque o papel amarela? E as diferenças dos papeis.

Publicado: janeiro 11, 2012 em Dicas
Tags:, ,

Papel amarelo é sempre um tabu, tem gente que não liga e compram itens usados com esse “infortúnio”, já outros fogem desses itens e fazem de tudo para a sua coleção ficar sem as manchas amarelas, veja por que isso acontece:

Por que o papel amarela?

Porque acontecem mudanças em sua estrutura que alteram a capacidade de reflexão da luz. “Com o passar do tempo, o calor e a luminosidade provocam alterações na estrutura química da celulose, que constitui 85% do papel, resultando na formação de substâncias escuras, ou seja, que refletem mal a luz”, explica o engenheiro químico José Sérgio Perecim, da Ripasa Papel e Celulose. A presença de vários átomos de sais de ferro, cobre e manganês com cargas elétricas positivas contribui ainda mais para essa deterioração. Além disso, todo papel passa por uma impermeabilização, chamada colagem ácida, que usa sulfato de alumínio. Esse processo deixa como resíduo o ácido sulfúrico, que age sobre os alvejantes usados na fabricação do papel, diminuindo sua eficiência. [Via SuperInteresante.]

Veja também as diferenças entre os papéis.

Papel branco – Off Set

O papel branco é mais caro que os demais, pois sofre diversos processos com solventes químicos que separa e descarta a lignina. O papel branco se bem guardado demora muito mais que todos os outros para amarelar, porém se exposto a luz solar por horas ele ficará amarelo.

Papel Jornal

Ele é o mais barato de todos, pois não passa por alterações químicas, mas amarela mais rápido que os demais, mesmo armazenando e tomando os cuidados necessários com o tempo ele pode amarelar em alguns pontos.

Fato é que independente do papel cedo ou tarde ele vai começar a amarelar, porém o segredo para entardecer e muito esse dia é o que todo mundo já está cansado de saber, conservar em locais frescos, longe da umidade e da luz.

Anúncios
comentários
  1. Amarildo disse:

    Muito legal o blog, adorei a ideia das entrevistas e as dicas para as traças hehe

    Posso deixar uma dica para um futuro post? Dicas de como guardar as coleções! Eu por exemplo já vi alguns colecionadores que usam aquelas estantes de metal, já vi alguns que mandaram fazer estantes próprias para mangás e HQs… acho que seria interessante (mesmo pq eu estou começando a colecionar e meus mangás e HQs ficam em caixas não muito seguras, hehe)

    Abraço!

  2. Uma hora vai amarelar mesmo, né.
    Mesmo assim, devolva meu Dragon Ball, maldito.

    =**

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s